Risoto de Pinhão & Bacon

Repeti essa receita duas vezes, a primeira feita sem as medidas e a segunda com as quantidades mensuradas. Ótima receita para aproveitar a época de pinhão. Serve duas pessoas.

Ingredientes:

170g de arroz arbóreo (1 xícara)
230g de pinhão cozido e cortados em  pedaços
8 pinhões inteiros e 4 cortados
175ml de vinho branco seco
55g de bacon em cubos
60g de cebola picada (+- 1/2 cebola)
150_IMG_2087 15g de alho picado (+- 3 dentes)
150_IMG_2089 1 colher de café de orégano fresco
150_IMG_2098 65g de mozzarela di buffala ralada
150_IMG_2099 40g de grana padano ralado
150_IMG_2083 75ml da água do cozimento do pinhão
2 colheres de azeite de oliva
Sal
Pimenta do reino
Pimenta branca
Aguá com sal quente

Modo de preparo:

Primeiramente utilize uma outra panela ou bule e coloque água com sal para ferver, após estar quente desligue ou abaixe o fogo, a água deve estar em uma temperatura próxima ao do risoto. Coloque o azeite de oliva, bacon e pimenta do reino na panela e ligue o fogo baixo, frite o bacon.
Quando o bacon estiver quase frito coloque a cebola e o alho e refogue até a cebola ficar transparente.Acrescente o arroz e frite.

Coloque o vinho, orégano e 1/3 do pinhão.

Conforme a água do arroz for secando durante o cozimento ela deve ser reposta utilizando a água com sal quente, vá repondo a água utilizando uma concha e mecha o arroz. Adicione o restante do pinhão em duas etapas, isso fara que eles fiquem com diferentes cozimentos. Quando for necessário a segunda concha de água, utilize a água do cozimento do pinhão. Coloque uma boa dose de pimenta branca e se necessário corrija o sal e a pimenta do reino. Assim que o arroz estiver al dente e a água do cozimento seca, desligar o fogo e colocar os queijos e misturar, tampar a panela de 2-3 minutos, mexer novamente e posteriormente servir. Como sugestão utilize os pinhões inteiros e os cortados para decorar o prato.

Receita feita em 03/05/2016.

Post Navigation